Foi no passado dia 16 de Maio que a equipa ATM/MARAPA inaugurou o novo centro de incubação de tartarugas marinhas da ilha de São Tomé, na pequena comunidade de Fernão Dias. Este centro foi o maior centro de incubação de ninhos de tartarugas marinhas alguma vez construído em São Tomé e Príncipe. Permitirá proteger mais de 200 ninhos de tartarugas marinhas, maioritariamente de tartaruga oliva (L.olivacea), espécie mais abundante na zona norte da ilha de São Tomé, bem como facilitar o trabalho das equipas de guardas de Micoló e Morro Peixe.

Embora o tempo tenha estado bastante instável nos últimos dias, o S.Pedro não nos desiludiu nesse dia, e brindou-nos com um dia solarengo, ideal para preecher o dia com algumas actividades de sensibilização dos membros mais jovens da comunidade.

 

 

Os mais graúdos também tiveram oportunidade de serem esclarecidos sobre a importância da preservação destas espécies ameaçadas de extinção, através de um discurso de sensibilização após o corte de fita simbólico da abertura do centro, proferido pelo Dr. Victor Bonfim, Director Geral da Conservação do Ministério das Infra-estruturas, Recursos Naturais e Ambiente, que veio em representação da Direcção Geral do Ambiente. A Câmara Distrital de Lobata também esteve presente no evento, bem como a comunicação social nacional (TVS e Rádio Nacional) e internacional (RTP África).

 

 

Após as actividades de sensibilização programadas para este dia especial, organizámos um pequeno lanche para toda a comunidade, onde tivemos oportunidade de partilhar ideias e sonhos sobre o futuro promissor e reforçar o papel desta pequena comunidade na conservação de tartarugas marinhas de São Tomé e Príncipe.

Aproveitamos esta oportunidade para gentilmente agradecer o apoio indispensável de todas as entidades que apoiam o Programa Tatô, enumeradas de seguida, bem como o esforço e dedicação do nosso Gi, assistente de campo do Programa Tatô, e dos nossos guardas de praia.