Ao longo dos dias 30 e 31 de Maio realizou-se a ação de formação EDUCA PRESS, no âmbito do estudo Álcool e Drogas em Meio Escolar em São Tomé e Príncipe e EDUCA TARTARUGA, através de uma parceria estabelecida entre a ATM, a Rádio Renascença e a Faculdade de Medicina. Esta iniciativa pretendeu capacitar os jovens jornalistas de rádios são tomenses, especialmente da Rádio Nacional, Rádio Jubilar e Rádio Lobata, no sentido de comunicar saúde, a nível de prevenção de doenças, de consumos excessivos do público em geral no país, bem como comunicar a importância da preservação do meio ambiente para a nossa saúde e sustentabilidade a longo prazo, com especial enfoque na proteção das tartarugas marinhas.

 

 

Desta forma, a formação leccionada ao longo de dois dias foi dividida em vários tópicos, destacando a fase de formação na elaboração de notícias de rádio e reportagens temáticas de rádio, de forma a definir o tipo de mensagens a comunicar, dependendo do público alvo.

 

 

No final, a maioria dos 15 repórteres são tomenses presentes expressaram vontade em organizarem vários programas nas diferentes rádios, dedicados à saúde pública e à relação entre o Homem e a Natureza, promovendo a mudança de consciência ambiental. As ONGs ATM e MARAPA comprometeram-se em apoiar esta causa a nível técnico e em disponibilizar contéudos para a elaboração de tais programas, já na próxima temporada, através de uma parceria que será estabelecida em primeiro lugar com a Rádio Lobata.