A ATM iniciará um novo projecto na ilha do Príncipe!

O acordo de colaboração entre a ATM e a HBD, no Príncipe foi finalmente celebrado no passado dia 29 de Maio, marcando o início oficial do primeiro projecto da ATM no terreno!

Este projecto será desenvolvido em estreita parceria com o Bombom Resort que faz parte da HBD.

A ilha do Príncipe, em S. Tomé e Príncipe, é considerado por muitos a jóia de África. Com uma biodiversidade estonteante, paisagem e clima tropical, e um povo que irradia simpatia, é surpreendente ver o pouco desenvolvida, turísticamente, que está a ilha. Para a empresa HBD (Here Be Dragons), o Príncipe está numa situação ímpar em que o desenvolvimento pode ainda ser feito numa base sustentável, querendo fazer deste pequeno paraíso um modelo de desenvolvimento sustentável a nível mundial.

Parte dos projectos da HBD, nesta ilha, incluem a construção de unidades hoteleiras nalgumas praias no norte da ilha, que abrangem zonas de desova de tartarugas marinhas. A ATM a HBD e o Bombom Resort partilham a preocupação conjunta de que nas praias onde desovam espécies de tartarugas marinhas como tartarugas Verde, ou Mão-Branca (Chelonia mydas) e de Escama, ou Sada (Eretmochelys imbricata), o desenvolvimento da actividade turística altere o mínimo possível o habitat de desova destas espécies, assim como o seu comportamento. Foi com vista a um parceria que o contacto com a HBD foi feito no final do ano passado.

Foi com grande satisfação que verificámos que os responsáveis do Bombom Resort e da HBD têm especial preocupação com a sustentabilidade social e ambiental da ilha. Nesse contexto o Bombom Resort e a HBD mostraram grande interesse em apoiar a protecção das Tartarugas Marinhas e o nosso projecto, e em Fevereiro fizemos a nossa primeira visita á ilha do Príncipe, para fazer um primeiro reconhecimento da situação, conhecer a equipa do Bombom Resort e da HBD, conhecer os guardas com que iremos trabalhar na proteção das tartarugas, bem como também um pouco mais da realidade na ilha.

Identificadas as necessidades no local, e prioridades de trabalho, a ATM apresentou uma proposta de trabalho para um novo projecto no Príncipe, que receberá apoio financeiro de parte da HBD. O acordo de colaboração entre as duas entidades foi finalmente celebrado no passado dia 29 de Maio, marcando o inicio oficial do primeiro projecto da ATM no terreno!!!

A colaboração passa, para já, pelo levantamento e monitorização de actividade de desova nas praias de concessão da HBD, coordenação da equipa de guardas contratados pela HBD para protecção das praias e zona costeira, e apoio ao programa de monitorização da Praia Grande. Complementarmente esta presença no terreno engloba, também, o envolvimento da equipa de arquitectos e engenheiros da HBD, de forma a assegurar que a construção de resorts considera a minimização dos impactos nas praias de desova. A nossa coordenadora no terreno, a bióloga Joana Hancock, apoiará também a equipa de ecoturismo no desenvolvimento de actividades alternativas à caça das tartarugas marinhas e de actividades de educação e sensibilização ambiental.

Os preparativos para a temporada que se avizinha já iniciaram agora em Junho, de forma a assegurar que esteja tudo a postos para a época de desova, que iniciará em Agosto. Acompanhe o desenvolvimento deste projecto no nosso blog: http://tartarugasmarinhas.pt/blog