Actividade Pesqueira

A modernização e a intensificação da atividade pesqueira, voltadas para o consequente aumento do esforço de captura, além de pressionar os ecossistemas marinhos têm acentuado os índices de captura acidental e a mortalidade das tartarugas marinhas.

Talvez a maior ameaça para juvenis e adultos de tartarugas marinhas no mundo é a sua captura acidental pela actividade pesqueira.

Muitas vezes as tartarugas se emalham acidentalmente nas redes de pesca e, sem poderem vir à superfície para respirar, acabam por desmaiar e morrer por afogamento ou serem mutiladas pelas redes.

DSCI0020@BF copy

Infelizmente é também muito comum a ingestão de anzóis que ficam no interior da tartaruga, provocando lesões internas. Há soluções que ajudam a minimizar este problema como a utilização de anzóis circulares que são mais dificilmente ingeridos, provocando menos lesões.  A utilização de uma ferramenta própria para remover os anzóis deveria ser generalizada junto das frotas de pesca.

Oceana_CoryWilson_final

A colisão de tartarugas marinhas com hélices de barcos e com os próprios barcos pode provocar ferimentos graves e até levar à morte dos indivíduos.

A pesca de arrasto de camarão é considerada, a nível internacional, uma das maiores ameaças às tartarugas marinhas, por isso, foi criado um dispositivo de escape de tartarugas marinhas, o TED, que é incorporado nas redes de arrasto.

Introduction_Sea_Turtles_World_ingl

As demais artes de pesca industrial, como pescarias oceânicas de espinhel pelágico e artes de pesca artesanal, como as redes de emalhe de deriva, também são uma grande ameaça para esses animais.