A Nossa Missão

Criada em 2010, a ATM, Associação para o Estudo, Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas nos Países de Língua Portuguesa, sediada em Portugal, surgiu com o intuito primordial de apoiar, promover e desenvolver ações de pesquisa, proteção e conservação de tartarugas marinhas nos países lusófonos.

Intervimos no sentido de reforço de capacidade, responsabilização, autonomização e desenvolvimento institucional das organizações congéneres, fomentando a conservação destas espécies ameaçadas e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. A conservação das tartarugas marinhas contribui para a preservação do equilíbrio dos ecossistemas marinhos que prestam inúmeros serviços às comunidades costeiras dos países em vias de desenvolvimento no que concerne a segurança alimentar e a geração de rendimento ligados à exploração dos recursos haliêuticos.

Uma das principais causas de mortalidade para as tartarugas marinhas, espécies ameaçadas de extinção, é a caça levada a cabo pelas comunidades locais como forma de sustento, contribuindo para uma rede de comércio ilegal. Deste modo a ATM intervém diretamente no desenvolvimento social, económico e na educação das comunidades locais dos países onde atua. A geração de novas atividades económicas alternativas às atividades ilegais, gera benefícios diretos entre os quais a criação de postos de trabalho em atividades legais, com um retorno direto e imediato para estas comunidades, envolvendo as mesmas na adoção de uma abordagem de proteção sob o lema “Uma tartaruga viva vale mais que uma tartaruga morta”.