Relações Ecológicas

Sea Turtle and Remoras.MarinePhotobank

© www.marinephotobank.org

As tartarugas marinhas têm frequentemente uma variadíssima e por vezes luxuosa variedade de organismos na sua carapaça ou outras partes do corpo.

As tartarugas marinhas são um elo fundamental para os ecossistemas marinhos.

Elas ajudam a manter a saúde dos recifes de coral e das pradarias marinhas, com grandes benefícios para o ecossistema em questão e com um impacto positivo do qual beneficiam outras espécies comercialmente valiosas para o homem, tais como o camarão, a lagosta e o atum.

No entanto o próprio homem ignorando esses benefícios trazidos por este animal para a sua actividade da pesca, continua a ser uma das principais causas a contribuir para a extinção desta espécie.

P1020345 copy 2

As tartarugas podem desalojar alguns destes organismos agregados ao seu corpo com a ajuda das barbatanas, e o crescimento destes organismos pode também ser diminuído pela acção de outros animais, na sua maioria herbívoros.

Chris Stankis 2_0

Algumas tartarugas procuram peixes ou camarões limpadores. Numa simbiose de limpeza, um peixe ou um camarão obtêm alimento do corpo da tartaruga, aliviando-a de algas, ectoparasitas ou tecido morto.

Várias espécies limpadoras permanecem em determinados locais nos recifes, como se fossem “estações de limpeza” que são procurados pelos supostos “clientes”.

Há registos de peixes limpadores de animais tão diferentes como polvos ou raias e tubarões.

Não é raro encontrar algumas aves a utilizar  uma tartaruga marinha como apoio de descanso no meio do oceano.

Nuno_Sá01