Como Identificar

1.

Corpo constituído por uma carapaça única, grande, alongada e flexível com sete quilhas distintas que se localizam ao longo do comprimento da tartaruga, de cor cinzenta escura ou preta com pontos brancos e barbatanas sem unhas.

Dermochelys coriacea

ou

Corpo constituído por uma carapaça óssea, dura, sem quilhas mas com placas grandes e barbatanas com uma ou duas unhas.

Ir para 2

2.

Carapaça com 4 pares placas laterais.

Ir para 3

ou

Carapaça com 5 ou mais pares de placas laterais.

Ir para 5

3.

Cabeça estreita, dois pares de escamas pré-frontais e bico como o de um falcão. Carapaça de cor castanho-amarelado com quatro placas laterais imbricando-se como telhas. Barbatanas anteriores e posteriores com duas unhas.

Eretmochelys imbricata

ou

Cabeça pequena com um único par de escamas pré-orbitais. Carapaça redonda ou oval e as placas não se sobrepõem. Barbatanas com uma unha visível.

Ir para 4

4.

Mandíbula serrilhada. Carapaça de forma oval. A cor da carapaça varia de verde-claro a muito escuro e de baço a muito brilhante, ou de tons de amarelo, castanho e verde com listras radiantes. O plastrão varia entre o branco e o amarelado, nas populações do Atlântico a tons mais escuros nas populações do Pacífico.

Chelonia mydas

ou

Carapaça redonda e achatada com placas não sobrepostas e cobertas por uma fina camada de cera; de cor verde-acinzentada e as margens de cor amarelada.

Natator depressus

5.

Carapaça com 5 pares de placas laterais.

Ir para 6

ou

Carapaça com seis ou mais placas laterais, de cor verde-acinzentado escuro. Barbatanas com uma ou duas unhas visíveis, e podem ter uma unha extra nas barbatanas anteriores.

Lepidochelys olivacea

6.

Cabeça grande e mandíbulas fortes. Carapaça oval de cor castanho e o plastrão de cor amarelada. Barbatanas dianteiras curtas e grossas com 2 unhas, e barbatanas traseiras com 2 ou 3 unhas.

Caretta caretta

ou

Carapaça redonda, de cor verde-acinzentado escuro. Barbatanas anteriores com uma unha e as posteriores com 1 ou 2 unhas.

Lepidochelys kempii